Conheça a Doutrina Espírita! Venha estudar conosco! Matrículas abertas!

allan_kardec_02Matrículas abertas para os cursos:

Aprendizes do Evangelho e Educação Mediúnica

O Em Foco entrevistou a Sra. Salete Amorim Gaefke e o Sr. Pedro Pinto, respectivamente, diretora e vice-diretor do Departamento de Ensino do LELA para falarem sobre o trabalho desenvolvido pelo departamento e a importância do estudo para o espírita.

Leia a entrevista e esclareça suas dúvidas sobre os cursos oferecidos pelo LELA.
Boa Leitura!

Em Foco: Qual a função do Departamento de Ensino do LELA?

Salete/Pedro: A função do Depto. de Ensino é organizar a educação espírita através de um programa sistematizado seja para o curso de Aprendizes do Evangelho, seja para o de Educação Mediúnica. Através dos cursos o departamento pretende contribuir para o progresso dos espíritos encarnados no campo moral e intelectual.

Em Foco: Expliquem a importância do estudo para o espírita. Por que estudar?
Pedro: O estudo permite que desenvolvamos melhor a nossa capacidade cognitiva, ampliando horizontes conscienciais. Por seu intermédio se alcança a razão das coisas, sob uma ótica holística e não apenas pelo aspecto sensorial. A lógica da doutrina modifica o nosso pensamento, dando-nos a certeza da continuidade da vida. O próprio espírito recobra os conhecimentos acumulados de vidas anteriores.
Salete: Para mim é fundamental mente a oportunidade de aprendermos e com isso nos modificarmos moralmente a cada dia. Aprendemos a nos cobrar e nos melhorar, antes que os outros nos apontem os defeitos.

Em Foco: Quais os cursos oferecidos, do que tratam e qual a sua duração?
Salete/Pedro: O LELA preconiza como objetivos gerais a construção de valores humanos atentos aos novos paradigmas para o terceiro milênio da Era Cristã. Até 2011 eram oferecidos dois cursos: Aprendizes do Evangelho e Educação Mediúnica.
O Aprendizes do Evangelho tem 3 anos de duração e visa à compreensão das máximas morais de Cristo expressas essencialmente nos evangelhos de João, Lucas, Marcos e Mateus, nos Atos dos Apóstolos e no Apocalipse de João. A leitura de obras complementares de Emmanuel e André Luiz, psicografadas por Chico Xavier, entre outros, enriquecem o conhecimento sobre o Evangelho à luz da doutrina espírita.
O Educação Mediúnica tem 4 anos de duração e visa ao estudo das obras da Codificação Kardecista, ou seja, o estudo dos livros organizados por Allan Kardec: o Livro dos Espíritos, o Livro dos Médiuns, o Evangelho segundo o Espiritismo, a Gênese e o Céu e o Inferno. Além do estudo teórico da doutrina, o curso permite aos participantes entenderem melhor e desenvolverem sua mediunidade.

Em Foco: Todas as casas espíritas têm um departamento de ensino? Quais as diferenças que existem?
Salete/Pedro: Não sabemos informar se todas as casas espíritas possum esse departamento. Entretanto , devemos lembrar o que nos disse o Espírito da Verdade no Cap. VI do Evangelho segundo o Espiritismo (item 5): amai-vos e instruí-vos. O “instruir-vos” requer um meio de estudar, seja de forma sistematizada ou aleatória. No LELA, há uma programação seqüencial, mas em outros centros as atividades de ensino têm estrutura diferente. Por exemplo, um de nós participou no interior de SP, à convite, de uma aula livre no pátio de um centro e foi muito proveitoso.

Em Foco: Quais os requisitos para se inscrever nos cursos oferecidos pelo LELA?
Salete/Pedro: Qualquer interessado pode participar dos cursos devendo começá-los pelo 1º. ano do Aprendizes do Evangelho. Caso venham de outras casas espíritas, devem procurar a orientação para verificar em que ano deverão prosseguir seus estudos.

Em Foco: Os cursos são gratuitos? Possuem alguma bibliografia?
Salete/Pedro: Sim. Todos os cursos são gratuitos e seguem uma bibliografia de livros psicografados e não-psicografados de autores consagrados, tendo como núcleo comum a Codificação Kardecista. A bibliografia do curso pode ser consultada no mural da Livraria e a maior parte dos livros são de domínio público e podem ser adquiridos gratuitamente pela internet.

Em Foco: Como os interessados podem se inscrever nos cursos?
Salete/Pedro: Os interessados podem se inscrever na Secretaria do LELA caso já tenham iniciado os estudos. Caso seja iniciante deve procurar a Orientação para que possa ser encaminhado aos cursos.

Anúncios
Esse post foi publicado em Doutrina Espírita. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s